A ferritina é uma proteína que armazena ferro e o libera de forma controlada.

Uso diagnóstico da ferritina

Os níveis séricos de ferritina são medidos em pacientes como parte dos testes para anemia e síndrome das pernas inquietas. A medida dos níveis de ferritina tem correlação direta com a quantidade total de ferro armazenada no corpo incluindo casos de anemia ou doença crônica.

Ferritina baixa
Se a pessoa tiver ferritina baixa, há o risco de falta de ferro, que pode levar à anemia. Níveis baixos de ferritina (<50>

Ferritina alta

A ferritina é usada como marcador para desordens de sobrecarga de ferro, como hemocromatose, hemossiderose e porfiria.

Dosagem corporal

A dosagem de ferritina permite avaliar o estado das reservas de ferro no organismo. Um grama de ferritina pode estocar até 8 mg de ferro! Os valores dessas proteínas, fáceis de medir pelos laboratórios de análises biológicas, permitem avaliar o estado do organismo no que concerne ao metabolismo do ferro. As taxas normais são de 2 a 4 g/l para a transferrina e de 50 a 250 mcg/litro para a ferritina.

Carência de ferro

A carência de ferro pode ser devida a perdas excessivas (hemorragias digestivas, hemorróidas , ulcerações digestivas, regras abundantes); à má absorção (diarréias, gastrectomia), ou ainda à ração diária insuficiente existente não somente em zonas de má nutrição (20% da população nessas regiões), mas também nos países ocidentais (erros alimentares, agentes queladores). Parecem causadas por alimentação composta de gorduras, farinhas brancas e açúcar refinado, todos pobres em ferro.



Carregando